Suporte Técnico
TESTANDO A SUA IMPRESSORA

Olá amigos,

Muitas vezes quando imprimimos alguma imagem ou texto em nossas impressoras domésticas, e a impressão não nos satisfaz no quesito QUALIDADE, passamos a imaginar as possíveis razões.

Na maioria das vezes imaginamos que o problema pode estar no papel usado (pode não ser próprio ou estar defeituoso e só papéis especialmente desenvolvidos para o seu processo de impressão podem garantir o melhor resultado), na tinta utilizada (em não sendo original a chance de se tratar de tinta inadequada é grande) ou mesmo no setup de impressão (instruções ao software da impressora para uma correta impressão).

Muitas vezes o problema pode ser um ajuste na impressora, chamado genericamente de “calibragem” ou “alinhamento”. Uma vez desalinhada a impressora produz impressões com a qualidade comprometida ou ainda, por último, pode acontecer de sua tinta ter acabado (uma das cores) ou mesmo da cabeça de impressão estar entupida.

E aí? Levar a máquina a uma assistência técnica?

Calma. Há alguns procedimentos que podem evitar esse custo e o desperdício de tempo. São os chamados "testes de impressão" disponíveis nos softwares das impressoras. Execute-os e tenha a certeza de que sua impressora está 100% apta a imprimir todas as cores com qualidade.

Mas, nem todas as impressoras permitem que testemos a impressão. Algumas até são fornecidas com software que executa o teste, mas não são todas.

E aí? Como fazer?

Um caminho alternativo e ao alcance de todos é o bom e velho WINDOWS. Dependendo da versão do WINDOWS usada você achará a opção “impressoras e aparelhos de fax” no menu INICIAR ou no painel de controle.

Clique nessa opção e se abrirá na tela uma janela com as impressoras instaladas em seu computador. Escolha aquela que deseja testar, clique sobre ela com o botão direito do mouse e uma nova janela se abrirá. Nessa janela escolha a opção PROPRIEDADES e clique sobre ela com o botão esquerdo do mouse.

Pronto. Na nova janela que se abrirá, você terá a opção “IMPRIMIR PÁGINA DE TESTE”. Clique sobre esse botão com o botão esquerdo do mouse, aguarde o término da impressão e avalie o resultado.

Geralmente esse teste consiste na impressão de uma página padrão, que além de textos em preto apresenta uma figura colorida. Com isso, são testadas as cabeças de impressão de todas as cores e a existência de tinta nos cartuchos.

Dessa forma, podemos nos assegurar que a impressora está em perfeitas condições de uso, ou mesmo detectar obstruções em uma ou mais cabeças de impressão ou mesmo falta de tinta nos reservatórios (cartuchos).

Lembre-se que a sua impressora colorida (Laser ou Jato de tinta) trabalha com o sistema de cores CMYK (Ciano, Magenta, Yellow e Black). Na página de testes impressa deve haver uma área impressa com cada uma dessas cores básicas, a ausência ou falhas em qualquer uma delas prejudicará a qualidade final do trabalho impresso.

Caso seja detectada essa falha, leia no manual de sua impressora o “passo a passo” para proceder à limpeza e alinhamento das cabeças de impressão de sua impressora.

Boa sorte e até a próxima.

Daniel Grassiotto
Gerente da Unidade Digital
Filiperson Papéis Especiais
daniel@filiperson.com.br