Venda Mais!

A CONCORRÊNCIA

Às vezes, os maiores concorrentes de uma pessoa ou uma empresa são elas mesmas. São aquelas que não percebem ou fingem não ver as constantes mudanças do mercado.

Mudanças que surpreendem pessoas e empresas que sempre se justificam pelos seus erros, de várias maneiras, como nos exemplos abaixo:

- O mercado está parado;
- Sempre fiz assim;
- Nosso produto está caro;
- Ninguém está comprando nada;
- A concorrência está vendendo mais barato;
- Baixa o preço que conseguimos vender mais, etc...


Vamos analisar os aspectos mais importantes para o sucesso de uma empresa no Mercado, contando com a constante concorrência:

- Qualidade no atendimento ao cliente
- Qualidade dos produtos / serviços oferecidos
- Preço

Está mais que comprovado, em qualquer lugar do mundo, inclusive através de pesquisas, que entre a Qualidade do produto / serviço, o Preço e a Qualidade no Atendimento, este último vem em primeiro lugar enquanto o preço é o que tem o menor peso. Basta o preço estar compatível com a qualidade oferecida pelo produto / serviço e a esperada pelos clientes.

Porém, um bom atendimento depende de treinamento constante.

Um cliente não recebe informações que despertam suas necessidades de compra, associadas a um resumo das vantagens diferenciais dos produtos / serviços a ele oferecidos, só lembra de um aspecto:

- O preço. E fica caro sempre, é claro!

O interessante é como vemos pessoas e empresas culpando a crise para justificar a queda na qualidade e quantidade das suas vendas, enquanto por outro lado, nada fazem de diferente, de maneira planejada treinada e atualizada. Alguém já viu alguma crise acabar? Por que nem todos fecham as portas?

Fiz consultoria e treinei milhares de empresas (micro, pequenas, médias e grandes), dos mais diversos segmentos. Dentre elas, muitas se modernizaram em equipamentos e avançadas instalações, porém o desenvolvimento profissional dos funcionários que conduziam toda essa nova tecnologia, nas áreas de produção e comercial, nunca acontecia. Por isso, nunca cresceram no mercado, deixando espaço para a concorrência.

Quando o assunto é treinamento, a empresa que não o pratica junto aos seus parceiros, terceirizados ou não, aposta na mesmice do mercado, sobrevivendo sem qualidade, ou seja, sem o diferencial que cria a competitividade.

 

Gerente de treinamento da Filiperson, desde 2003, Fábio Nemer prepara e ministra em todo Brasil, treinamentos para clientes atacadistas e varejistas, representantes e funcionários da própria empresa.
Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; passou por grandes empresas entre elas Johnson & Johnson, Divisão Farmacêutica – Varejo e Atacado; foi consultor de Marketing do Sebrae do Estado do Rio de Janeiro e de Tocantins, chegando a treinar 8.000 empresas, mais de 10.000 pessoas e prestar consultoria para cerca de 1.000 empresas dos mais diversos segmentos.
Fábio foi professor do Departamento de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho, na área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. E é responsável pela elaboração de apostilas dos cursos que ministra.
Consultor de Treinamento Empresarial da Pimaco Auto-adesivos , por três anos – treinou mais de 8.000 proprietários, balconistas, estoquistas, atendentes, operadores de telemarketing das maiores papelarias, lojas de informática e atacadistas do Brasil, com exceção dos Estados de Roraima e Amapá.