Venda Mais!

COMPRAMOS MAIS, PORQUE VEMOS - O MERCHANDISING

Desde o final de novembro já se podia notar o aumento do volume de clientes nas lojas de rua e shoppings.

Muitas pessoas começam a receber seu 13 o na segunda quinzena de novembro.

Apesar disso, sabemos que a maioria deixa para fazer as compras na última hora, o que colabora para um número infinitamente maior de clientes a serem atendidos, quando comparamos com qualquer outra época do ano.

Para adequar sua loja, e claro, seu pessoal a essas mudanças, relaciono algumas sugestões:


AS PROPAGANDAS E A VISÃO

- Nunca repita as propagandas que você fez para o Natal do ano passado (folders, encartes, músicas, cartazes, baners etc.) – parece prático, rápido e que atende sua necessidade de vender mais.

A necessidade de comprar mais já está incorporada aos desejos dos clientes nessa época, logo o que mais pesa para que eles comprem com você, são os diferenciais, as inovações.

- Propagandas repetidas, principalmente as feitas para datas comemorativas, acabam fazendo efeito contrário.

Enquanto o cliente pensa consigo mesmo, “ Igual à propaganda do ano passado...”, se desvia do impulso de compra, objetivo principal da propaganda, e ainda fica com a imagem da mesmice, da falta de criatividade e de novidades .

Faça propaganda para criar interesse de compra, crie um impacto positivo e de inovação ;

Obs.: exija mídias de qualidade para seus baners e cartazes impressos em plotter.

Quanto melhor a qualidade das imagens impressas, maior o retorno de propaganda ;

Peça sempre mídias de grandes formatos FILIPAPER INKJET.


  O ATENDIMENTO

- Contrate mais pessoas para o atendimento pessoal e telefônico.

Mas, tenha sempre em mente a importância de manter o bom padrão de atendimento, pois para o cliente não justifica dizer: “Ela(e) é temporária(o)! “;

- O processo de seleção tem que ser criterioso, inclusive porque os temporários têm pouco tempo para aprender – não use o banco de dados do ano anterior, pois a maioria estará empregada e você perderá tempo. Não deixe para a última hora.

Desconfie daqueles que ainda estiverem disponíveis, pois se até o momento não conseguiram um emprego fixo, não são qualificados.

Não há falta de emprego no Brasil, há falta de mão-de-obra qualificada ;

- Os temporários devem conhecer muito bem as condições de venda, preços e informações sobre produtos. Tão bem quanto os efetivados.

“O cliente prefere esperar um pouco para ser bem atendido a ser mal atendido rapidamente. ” Fábio Nemer

- “Proíba” seus vendedores de falar “Pois não” e “Posso ajudar”, além de “caçar os clientes” do lado de fora, nas vitrines. São expressões e atitudes desgastadas, que criam antipatia e repelem o cliente. Essas recomendações valem para o ano inteiro;

Faça diferente, deixe o cliente entrar à vontade, para depois abordá-lo com simplesmente “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”, “Qualquer informação, estou à disposição, meu nome é Fábio”...

- Lembre-se que se todo “cliente tem pressa” e ela aumenta nesses períodos, pois ninguém gosta de ficar muito tempo em lugares muito cheios de gente;

Um simples sinal com as mãos pedindo para aguardar, feito para os clientes que estão aguardando ser atendidos faz a diferença – faça o cliente perceber que você o viu e que irá atendê-lo após o(s) que está(ão) sendo atendido(s) por você. Isso ajuda a reduzir a pressa e ansiedade ;

- Todos devem estar preparados profissional e psicologicamente para o aumento do movimento na loja, para a pressa e a impaciência dos clientes.

- Nunca tente adivinhar o grau de parentesco entre os clientes que você atende; se é pai, mãe, tia, avô ou avó, filho ou neto, não interessa.

O mais importante é você detectar quem vai decidir a compra e ficar “a seu favor”, para fechar a venda ;

- O atendimento deve ser objetivo, mas nunca rápido com o intuito de “expulsar o cliente mais rapidamente da loja” – quanto mais tempo na loja, mais se compra;;

- Aproveite para após as festas avaliar e trocar os antigos funcionários acomodados, que são facilmente substituídos pelos temporários;

- Efetive se possível, os temporários que mais se dedicaram e obtiveram melhor desempenho.


A VISÃO, A ILUMINAÇÃO E AS CORES

- Use decoração de Natal, mas tome cuidado com acidentes causados por curtos-circuitos, bem como por quedas de painéis e cartazes mal fixados;

- Não deixe que a decoração prejudique a luminosidade da sua loja – quanto mais claro o ambiente, mais se compra;

- Mantenha sua loja bem ventilada, pois o calor excessivo aliado a um grande número de pessoas “espanta os clientes”;

- Cores quentes nas propagandas (vermelho, amarelo e laranja) chamam mais a atenção e incentivam o cliente a comprar mais.

- Mantenha uma sinalização que facilite a localização dos produtos do momento, separando-os por setor e produtos congêneres. Exemplos:

- Como esse é um período em que as pessoas escrevem muitas cartas e cartões de Boas Festas, mantenha FILIPAPER e os Envelopes FILIMAIL  próximos dos cartões de Natal. Cartas e cartões de Natal feitos com FILIPAPER fazem à diferença.

- Mantenha FILIPAPER próximo dos cartões de Natal;

- Dê destaque á linha FILIPAPER INKJET, pois muitas pessoas enviam cartões com fotos e imagens;

- Posicione FILIPAPER de cores artesanais (âmbar, rubi, esmeralda, safira) próximo às tesouras, etiquetas, colas e materiais de pintura – muitas pessoas criam os próprios cartões de Natal;

- Venda sempre brinquedos com pilhas – posicione-as próximas aos mesmos brinquedos – o impacto de um brinquedo que “não funciona” na hora que se ganha, é péssimo para a criança;

- Se você vende produtos de informática como computadores e impressoras, coloque próximo deles os suprimentos como FILIPAPER e FILIPAPER INKJET , mais o A4 sulfite e os cartuchos que você vende;

- Caso você tenha uma papelaria e não possua na sua loja presentes em geral, estimule a venda de canetas, e outros objetos pessoais de bom padrão, bem como caixas e papéis para presente; Posicione-os no lado direito da loja;

- Lembre-se que todos nós temos uma espécie de redoma invisível, que nos mantém a uma distância mínima das pessoas com as quais não temos intimidade. Quanto menor a intimidade, mais distantes preferimos nos posicionar;

Por isso, tome cuidado para não limitar os espaços entre gôndolas e outras áreas de circulação, pois desestimulam os clientes a ficarem dentro da lojas. Procure não bloquear as entradas da loja, mantendo o lado direito livre, estimulando a entrada do cliente.


 O OLFATO

- Pense no olfato dos seus clientes, pois com um volume maior de pessoas circulando, a preocupação em aromatizar suavemente a loja deve ser maior que em outros períodos do ano. Além disso, estamos entrando no Verão...

É importante o cliente sentir uma cortina virtual de odor agradável e de limpeza, quando entra na sua loja ;

- Lojas com odores desagradáveis vendem menos. Muitos clientes nem entram, pois o olfato, apesar ser um sentido fraco quando comparado com a visão e audição, provoca sensações, emoções, atitudes e lembranças.

Em períodos de maior movimento use odores suaves, pois aromas muito fortes e marcantes podem mexer negativamente com as pessoas, alterando inclusive seu nível de paciência para esperar o atendimento e escolher produtos.

Odores de produtos verdes, como eucalipto e pinho passam sensação de limpeza.

Evite odores doces, pois agradam às mulheres, mas desagradam muitos homens, quando usados em ambientes fechados.


A AUDIÇÃO

- Pensando na audição, evite a poluição sonora. Coloque músicas suaves, não muito lentas, sem volume alto, para acalmar os ânimos, permitir que as pessoas conversem e manter os clientes mais tempo na loja;

- Músicas muito agitadas estimularão os clientes a sairem mais rápido da loja em épocas de maior movimento. Compram menos e ainda se irritam mais com o grande movimento de pessoas;

- Evite a repetição excessiva de músicas Natalinas. Varie bastante. Varie o estilo. Pesquise a preferência do seu público. Não deixe que uma música se repita em um intervalo menor que 20 minutos.


O TATO

- Mantenha os produtos de maior venda nesse período ao alcance das mãos dos clientes – tocá-los é sempre importante, e dispensa muitas vezes a abordagem direta do balconista, ganhando-se tempo na venda. Sobra mais tempo para a venda adicional;

É fácil sentir a textura dos produtos FILIPAPER nos mostruários e no próprio visor dos produtos .

Fique atento à abertura das embalagens sem que se compre o produto.  


O PALADAR

- Caso sua loja tenha um espaço para lanches rápidos, dê preferência a produtos prontos, como salgados, pão de queijo, evitando os sanduíches cuja demora para preparo mantém a loja mais cheia desnecessariamente.

Não venda garrafas, latas e bebidas alcoólicas. Sirva as bebidas em copos descartáveis.

Tenha pequenos doces e chocolates disponíveis, pois a ingestão de açúcar reduz a fome, mantendo o cliente mais tempo comprando, ao invés de procurar locais específicos para alimentação .

Boas vendas, Boas Festas e um ótimo Ano novo!

Fábio Nemer

Gerente de treinamento da Filiperson, desde 2003, Fábio Nemer prepara e ministra em todo Brasil, treinamentos para clientes atacadistas e varejistas, representantes e funcionários da própria empresa.
Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; passou por grandes empresas entre elas Johnson & Johnson, Divisão Farmacêutica – Varejo e Atacado; foi consultor de Marketing do Sebrae do Estado do Rio de Janeiro e de Tocantins, chegando a treinar 8.000 empresas, mais de 10.000 pessoas e prestar consultoria para cerca de 1.000 empresas dos mais diversos segmentos.
Fábio foi professor do Departamento de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho, na área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. E é responsável pela elaboração de apostilas dos cursos que ministra.
Consultor de Treinamento Empresarial da Pimaco Auto-adesivos , por três anos – treinou mais de 8.000 proprietários, balconistas, estoquistas, atendentes, operadores de telemarketing das maiores papelarias, lojas de informática e atacadistas do Brasil, com exceção dos Estados de Roraima e Amapá.