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PROPAGANDA e MARKETING - AS FERRAMENTAS DE SUCESSO NO MERCADO

Obrigado por acessar nosso site e a Coluna “Venda Mais”.

Essa matéria será dividida em alguns meses, para que seu aproveitamento seja o melhor possível.

Estamos utilizando estratégia de Marketing a partir do título.

Quanto mais atrativo for, maior o interesse em ler a matéria.

Na verdade, a propaganda é uma das inúmeras ações de Marketing e nunca será eficaz se praticada sem planejamento e ações paralelas de apoio.

Porém, o mais importante é que desde já, você encare o Marketing da seguinte maneira:

“Marketing é um conjunto de ações planejadas e sincronizadas, que visam a constante adequação e criação de produtos e serviços de uma empresa ao seu público, gerando a captação de novos clientes e manutenção dos atuais.”
Fábio Nemer

Toda e qualquer empresa, independente do porte ou segmento de mercado, pode e deve desenvolver um plano de Marketing, envolvendo todos os funcionários e departamentos.


O CONCEITO DE MARKETING

 O conceito de marketing, embora muito simples, é confundido com atividades que fazem parte do marketing, mas que não expressam a abrangência e a importância do mesmo para as empresas.

 POR EXEMPLO:

  • QUANDO UMA PESSOA DIZ QUE UM DETERMINADO PRODUTO, EMPRESA OU POLÍTICO “TEM UM BOM MARKETING”, MUITAS VEZES ESTÁ SE REFERINDO À QUALIDADE, VOLUME OU FREQÜÊNCIA DA PROPAGANDA, OU DO CONJUNTO DAS ATIVIDADES DE COMUNICAÇÃO DAQUELE PRODUTO, EMPRESA OU PESSOA.
  • MARKETING NÃO É SÓ PROPAGANDA OU COMUNICAÇÃO.
  • QUANDO VENDEDORES E ATÉ MESMO EMPRESÁRIOS FALAM EM “MELHORAR O MARKETING DE ALGUM PRODUTO”, NA MAIORIA DAS VEZES ESTÃO FALANDO EM ENCONTRAR ALGUMA MANEIRA DE AUMENTAR AS VENDAS DO PRODUTO. 
  • MARKETING NÃO É SÓ VENDA.
  • VENDAS E PROPAGANDA SÃO APENAS PARTE DO MARKETING.
  • O MARKETING É MUITO MAIS DO QUE APENAS VENDAS OU SÓ PROPAGANDA.

ENTÃO, O QUE É MARKETING?

  • Vários estudiosos vêm conceituando marketing ao longo do tempo. As definições são geralmente válidas e em grande parte complementares, mas talvez nenhuma delas seja suficientemente abrangente para expressar o que o marketing realmente significa para a empresa e a sociedade.

ALGUMAS DEFINIÇÕES MAIS CONHECIDAS SÃO:

  • MARKETING É A ATIVIDADE HUMANA DIRIGIDA PARA A SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES E DESEJOS, ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE TROCA”. (PHILIP KOTLER)
  • “O MARKETING É TÃO BÁSICO QUE NÃO PODE SER CONSIDERADO COMO UMA FUNÇÃO ISOLADA... É O NEGÓCIO VISTO DO PONTO DE VISTA DO RESULTADO FINAL, ISTO É, DO CLIENTE”. (PETER DRUCKER)
  • MARKETING É MAIS DO QUE UMA FORMA DE SENTIR O MERCADO E ADAPTAR PRODUTOS OU SERVIÇOS – É UM COMPROMISSO COM A BUSCA DA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NAS PESSOAS”. (MARCOS COBRA)
  • “A GERAÇÃO DO LUCRO ATRAVÉS DO GERENCIAMENTO DOS RECURSOS E ATIVIDADES QUE DETERMINARÃO E SATISFARÃO AS NECESSIDADES E DESEJOS DAS PESSOAS QUE COMPRAM PRODUTOS E SERVIÇOS”. (ROBERT K. SKACEL)
  • MICROMARKETING É A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES QUE PROCURAM ATINGIR OS OBJETIVOS DAS EMPRESAS, PREVENDO AS NECESSIDADES DO CLIENTE E MOVIMENTANDO UM FLUXO DE BENS E SERVIÇOS QUE POSSAM SATISFAZER ÀQUELAS NECESSIDADES DO PRODUTOR PARA O CONSUMIDOR.”

MACROMARKETING É UM PROCESSO SOCIAL QUE DIRIGE O FLUXO DE BENS E SERVIÇOS DOS PRODUTORES PARA OS CONSUMIDORES DE MODO A EQUILIBRAR EFETIVAMENTE A OFERTA E A PROCURA, E A ALCANÇAR OS OBJETIVOS DA SOCIEDADE”.
(E.JEROME Mc CARTHY)

ENTRETANTO, TALVEZ NENHUM DELES TENHA ESTENDIDO A SUA DEFINIÇÃO AO FUNCIONAMENTO DA EMPRESA COMO UM TODO TÃO BEM COMO THEODORE LEVITT:

1. O PROPÓSITO DE UMA EMPRESA É CRIAR E MANTER CLIENTES.

2. PARA ISSO, A EMPRESA TEM QUE PRODUZIR E ENTREGAR OS BENS E SERVIÇOS QUE AS PESSOAS QUEREM E VALORIZAM, A PREÇOS CONVENIENTES E SOB CONDIÇÕES RAZOAVELMENTE ATRATIVAS, EM RELAÇÃO AO QUE É OFERECIDO PELAS OUTRAS, E A UMA PROPORÇÃO DE CLIENTES QUE SEJA SUFICIENTEMENTE GRANDE, A FIM DE POSSIBILITAR ESSES PREÇOS E CONDIÇÕES.

3. PARA CONTINUAR A FAZER ISSO, A EMPRESA PRECISA GERAR RECEITAS QUE EXCEDAM OS CUSTOS, EM QUANTIDADE SUFICIENTE E COM BASTANTE REGULARIDADE, A FIM DE ATRAIR E MANTER INVESTIDORES, E PRECISA SITUAR-SE LADO A LADO, OU ALGUMAS VEZES À FRENTE DAS OFERTAS CONCORRENTES.

4. NENHUMA EMPRESA, POR PEQUENA QUE SEJA, PODE FAZER QUALQUER DESSAS COISAS POR MERO INSTINTO OU ACIDENTE. ELA TEM QUE DEFINIR SEUS OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS E PLANOS; E QUANTO MAIOR FOR A EMPRESA, TANTO MAIOR A NECESSIDADE - E QUE SEJAM CLARAMENTE ESCRITOS, COMUNICADOS E REVISTOS FREQÜENTEMENTE PELA DIRETORIA.

5. EM TODOS OS CASOS É PRECISO HAVER UM SISTEMA APROPRIADO DE REMUNERAÇÃO E RECOMPENSAS, AUDITORIASE CONTROLES, A FIM DE GARANTIR QUE O QUE FOI PLANEJADO SEJA FEITO ADEQUADAMENTE E, QUANDO NÃO, QUE SEJA RAPIDAMENTE RETIFICADO.


A SATISFAÇÃO DO CLIENTE

O MARKETING TEM ORIGEM NAS NECESSIDADES, DESEJOS E EXPECTATIVAS DO CONSUMIDOR, QUE É A RAZÃO DA EXISTÊNCIA DA EMPRESA. A EMPRESA QUE NÃO SATISFAZ SEUS CLIENTES NÃO SOBREVIVE A LONGO PRAZO.

SOMENTE A SATISFAÇÃO DE NECESSIDADES, DESEJOS E EXPECTATIVAS DOS CLIENTES PODEM GARANTIR A SOBREVIVÊNCIA E A EXPANSÃO DA EMPRESA.

AS NECESSIDADES

As pessoas sempre convivem com necessidades que podem ser atendidas pelos produtos disponíveis no mercado, e muitas vezes não percebem a existência de necessidades que não podem ser atendidas.

As necessidades que não “percebemos” podem ser chamadas de implícitas, pois estão ligadas aos seguintes fatores:

TODOS OS PRODUTOS TÊM DESVANTAGENS E NEM POR ISSO DEIXAMOS DE CONSUMI-LOS. NÃO EXISTE PRODUTO PERFEITO, E CADA DESVANTAGEM QUE UM PRODUTO APRESENTA SIGNIFICA PELO MENOS UMA NECESSIDADE NÃO ATENDIDA.

SEMPRE EXISTIRÃO NECESSIDADES QUE NÃO PODEM SER SATISFEITAS, POIS À MEDIDA QUE OS PRODUTOS EVOLUEM, OS CONSUMIDORES EXIGEM MAIS.

NECESSIDADE “IMPLÍCITA” É AQUELA COM A QUAL CONVIVEMOS SEM PERCEBÊ-LA OU SEM QUE ELA NOS INCOMODE, ATÉ O MOMENTO QUE DESCOBRIMOS QUE PODEMOS ATENDÊ-LA.

Podemos chamar de “explícitas” as necessidades que levam as pessoas a comprar produtos.

“Implícitas” são aquelas necessidades com as quais convivemos e se não puderem ser atendidas não são lembradas ou não nos incomodam.

AS PESSOAS ESTÃO SEMPRE PENSANDO NOS SEUS INTERESSES EM PRIMEIRO LUGAR.


AS PESSOAS GOSTAM QUE PENSEM SEMPRE NELAS EM PRIMEIRO LUGAR.

O PRODUTO

Quando falamos de produto, na verdade, podemos estar falando de um produto físico ou serviço, ou de uma combinação deles. O ponto mais importante de um produto, ou seja, o que as pessoas compram, em última análise é o serviço que ele presta ao consumidor. Chamamos isso de benefício.

AS PESSOAS NÃO COMPRAM PRODUTOS, MAS O QUE OS PRODUTOS FAZEM POR ELAS.

Um benefício é, portanto, a forma como um produto e/ou serviço satisfaz uma necessidade, desejo ou expectativa do consumidor através de características.

Chamamos de característica cada item técnico do produto, a descrição “fria” dos seus componentes. “Fria” porque não descreve ação e funcionamento do produto.

As característicasde um produto podem em muitos casos sugerir custo alto, itens desnecessários, complicação nouso do produto e constrangimento por parte do cliente que não entende os termos técnicos.

Portanto, características apresentadas sem benefíciosatendem menos necessidades e em muitos casos podem dificultar a compreensão do cliente.

A XEROX, MAIOR “FABRICANTE” DO MUNDO DE CURSOS DE TÉCNICAS DE VENDAS, ATRAVÉS DE PESQUISAS MUNDIAIS, CHEGOU À CONCLUSÃO QUE A MAIOR PARTE DAS VENDAS PESSOAIS SÃO FEITAS ATRAVÉS DA APRESENTAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS, O QUE GERA POUCA PERSUASÃO NO MOMENTO DO CONTATO COM OS CLIENTES.

TANTO NA VENDA PESSOAL QUANTO NAS PROPAGANDAS, DEVEMOS UTILIZAR MAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS.  

AS PESSOAS COMPRAM SATISFAÇÃO DE NECESSIDADES .

As vantagenssão benefícios diferenciais não oferecidos pelo concorrente. Por isso, toda empresa deve estar constantemente pesquisando as ações da concorrência para estar sempre oferecendo o que seus produtos proporcionam aos clientes, deixando implícito que outros produtos não proporcionam.

DESSA FORMA, FICA FÁCIL E MAIS OBJETIVA A FORMA DE SE APRESENTAR OS DIFERENCIAIS DOS PRODUTOS, SEM PRECISAR AGREDIR O CONCORRENTE.


No mês de abril estaremos dando continuidade a essa matéria, com exemplos práticos e adequáveis a sua realidade empresarial.  

Iniciaremos abordando a importância das ações de Marketing na sua empresa, ou para você, profissional liberal.  

Fábio Nemer

Gerente de treinamento da Filiperson, desde 2003, Fábio Nemer prepara e ministra em todo Brasil, treinamentos para clientes atacadistas e varejistas, representantes e funcionários da própria empresa.
Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; passou por grandes empresas entre elas Johnson & Johnson, Divisão Farmacêutica – Varejo e Atacado; foi consultor de Marketing do Sebrae do Estado do Rio de Janeiro e de Tocantins, chegando a treinar 8.000 empresas, mais de 10.000 pessoas e prestar consultoria para cerca de 1.000 empresas dos mais diversos segmentos.
Fábio foi professor do Departamento de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho, na área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. E é responsável pela elaboração de apostilas dos cursos que ministra.
Consultor de Treinamento Empresarial da Pimaco Auto-adesivos , por três anos – treinou mais de 8.000 proprietários, balconistas, estoquistas, atendentes, operadores de telemarketing das maiores papelarias, lojas de informática e atacadistas do Brasil, com exceção dos Estados de Roraima e Amapá.