Venda Mais!

PROPAGANDA e MARKETING - AS FERRAMENTAS DE SUCESSO NO MERCADO - PARTE 3

Obrigado por acessar o site FILIPERSON e a Coluna “Venda Mais”.

Essa matéria é uma continuidade do “Venda Mais” veiculado no mês de março.

Ela será dividida em alguns meses, para que seu aproveitamento seja o melhor possível.

Neste mês, falaremos resumidamente sobre os Planos de Marketing e de Propaganda.

Lembre-se sempre que toda e qualquer empresa, independente do porte ou segmento de mercado, pode e deve desenvolver um plano de Marketing, envolvendo todos os funcionários e departamentos.

Caso você se interesse por matérias anteriores a essa, solicite pelos e-mails: treinamento@filiperson.com.br ou filipaper@filiperson.com.br

Fábio Nemer


O PLANO DE MARKETING

As decisões e atividades de marketing devem ser orientadas, em primeiro lugar, para o consumidor que compra e utiliza o produto e/ou serviço da empresa, e em segundo lugar para aqueles consumidores potenciais que a empresa deseja atingir.

PARA TAL, A EMPRESA NECESSITA PREOCUPAR-SE COM:

  • O QUE O CONSUMIDOR QUER;
  • QUANDO ELE QUER;
  • ONDE ELE QUER;
  • COMO ELE QUER;
  • QUANTO ELE ESTÁ DISPOSTO A PAGAR.  

MANTER CLIENTES É NORMALMENTE MAIS DIFÍCIL QUE CRIAR CLIENTES .

Em função do que foi visto, pode-se concluir que o objetivo básico de um plano de Marketing é promover as formas para melhor conhecer os clientes e mercados da empresa.

Com base nesse conhecimento, visa definir as atividades de Marketing e pautar o planejamento das atividades da empresa no sentido da satisfação dos clientes, visando gerar resultados positivos, do ponto de vista mercadológico e financeiro.

Isso vale para toda e qualquer empresa, em qualquer região geográfica ou ramo de atividade, independentemente do seu porte. É totalmente equivocado pensar que a micro e pequena empresa não precisam ou não têm condições de elaborar um plano de Marketing.

PLANO DE MARKETING: NÃO VÁ AO “MERCADO” SEM ELE.

Porém, antes de passarmos ao plano de marketing propriamente dito, vamos ver um pouco sobre plano de propaganda e o processo básico de comunicação entre as pessoas.

O PLANO DE PROPAGANDA

O Plano de Propaganda tem que estar em sincronia com as ações programadas no plano de Marketing.

Os resultados de um plano de propaganda são fundamentais para a continuidade do(s) produto(s) e da empresa.

O retorno de vendas dos produtos deve ser reutilizado para novos investimentos nos mesmos, em novos produtos e na empresa como um todo.

O Plano de Propaganda deve ser programado para gerar resultados que possam ser atendidos pela empresa em termos de produção, estoque e transporte adequado para não atrasar as entregas.

Enfim, tudo que a propaganda gerar tem que estar dentro das expectativas do momento e futuras da empresa, pois através desses resultados é que novos investimentos são feitos para continuar crescendo. Muitas fazem o contrário, esperam vender para depois fazer propaganda.

CASO UMA EMPRESA NÃO TENHA VERBA PARA LANÇAR UM PRODUTO JUNTAMENTE COM UM PLANEJAMENTO DE PROPAGANDA, O MELHOR É NÃO LANÇÁ-LO.

Glossário :

MEDIUM = meio de comunicação

MEDIA = meios de comunicação (pronuncia-se “mídia”)

MÍDIA = termo derivado da palavra em Inglês - Media. Em Português usamos para denominar qualquer meio de comunicação. Exemplos:

- Mídias impressas: jornal, revistas, malas-diretas, catálogos, outdoor, busdoor, etc.

- Mídias eletrônicas: televisão, rádio, Internet.

- Mídias alternativas: brindes, camisas, mesas e cadeiras com logotipos, etc.

VEÍCULO = é a mídia específica que sua empresa utiliza para atingir seu público-alvo, ou Target Group. Exemplo:

- Sua empresa escolheu dentre as mídias impressas, as revistas, para veicular suas propagandas.

Caso seu público-alvo seja leitor da revista Veja, esse será o veículo mais adequado para que suas propagandas dêem retorno.

PARA SE ELABORAR UM BOM PLANO DE PROPAGANDA, É FUNDAMENTAL ANALISAR O SEGUINTE:

  • QUE MÍDIAS SERÃO USADAS? QUAIS OS VEÍCULOS QUE O PÚBLICO-ALVO CONSOME?
  • QUAL É O PÚBLICO-ALVO DA EMPRESA PARA CADA PRODUTO? ( faixa etária , classe social, sexo, etc);
  • GOSTOS, HÁBITOS, CULTURA, ÁREA GEOGRÁFICA DE ATUAÇÃO;
  • DURANTE QUANTO TEMPO SE MANTERÁ A MENSAGEM DO PRODUTO?
  • DURANTE QUANTO TEMPO CADA PROPAGANDA FICARÁ NAS MÍDIAS NA ETAPA DE LANÇAMENTO E EM OUTRAS ETAPAS?
  • QUANTO ISSO CUSTARÁ?
  • QUAL O RETORNO ESPERADO? - PROGRAMAR;
  • QUAL SERÁ O PERCENTUAL PARA SE REINVESTIR NA PROPAGANDA DO PRODUTO OU DE OUTROS?
  • AS MÍDIAS ESCOLHIDAS TÊM QUE ESTAR DENTRO DO ORÇAMENTO DA EMPRESA E NÃO PODEM GERAR MAIS DEMANDA (PROCURA) DO QUE A EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA ATENDER. ADEQUAR ESTOQUES, ENTREGAS E TREINAR MÃO-DE-OBRA A FIM DE CAPACITÁ-LA PARA A PRODUÇÃO (QUANDO FOR O CASO);
  • QUAL O NÚMERO DE LEITORES DE UM JORNAL OU OUTRA MÍDIA QUE VENHA A SER UTILIZADA?
  • COMO, QUANDO E ONDE A CONCORRÊNCIA ESTÁ DIVULGANDO SEUS PRODUTOS?
  • COMO O PÚBLICO-ALVO “VÊ” O(S) PRODUTO(S) CONCORRENTE(S) E OS DA EMPRESA?
  • COMO ESTÁ A IMAGEM INSTITUCIONAL DA EMPRESA?

TODO PRODUTO DEVE SER BEM PROPAGADO PARA SER BEM VENDIDO.


QUANDO O PRODUTO É PROPAPAGADO E DEMORA A SER ENCONTRADO, O CONSUMIDOR SE DECEPCIONA.


É UM GRANDE ERRO ESPERAR A VENDA DE UM PRODUTO PARA DEPOIS PENSAR EM FAZER PROPAGANDA DO MESMO.

Um abraço e muito sucesso!

Fábio Nemer

Gerente de treinamento da Filiperson, desde 2003, Fábio Nemer prepara e ministra em todo Brasil, treinamentos para clientes atacadistas e varejistas, representantes e funcionários da própria empresa.
Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; passou por grandes empresas entre elas Johnson & Johnson, Divisão Farmacêutica – Varejo e Atacado; foi consultor de Marketing do Sebrae do Estado do Rio de Janeiro e de Tocantins, chegando a treinar 8.000 empresas, mais de 10.000 pessoas e prestar consultoria para cerca de 1.000 empresas dos mais diversos segmentos.
Fábio foi professor do Departamento de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho, na área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. E é responsável pela elaboração de apostilas dos cursos que ministra.
Consultor de Treinamento Empresarial da Pimaco Auto-adesivos , por três anos – treinou mais de 8.000 proprietários, balconistas, estoquistas, atendentes, operadores de telemarketing das maiores papelarias, lojas de informática e atacadistas do Brasil, com exceção dos Estados de Roraima e Amapá.