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PROPAGANDA e MARKETING - OS TIPOS DE MARCA

Obrigado por acessar o site FILIPERSON e a Coluna “Venda Mais”.

Essa matéria é uma seqüência das veiculadas em meses anteriores no ano de 2006.

Quando falamos de Marketing, os assuntos e exemplos são amplos.

Por isso, aproveite porque na verdade você está fazendo uma revisão geral de Marketing, com teorias e exemplos práticos que colaborarão para o crescimento das suas vendas.

Afinal, se Marketing fosse apenas propaganda e vendas, para que existiriam as pesquisas de mercado, os planejamentos, o público-alvo, o desenvolvimento de produtos e marcas, etc.?

Nesse mês, falaremos sobre os tipos de Marca.

Em agosto falaremos sobre Marcas Genéricas, Vulgarizadas e a importância das marcas de uma maneira geral no Meio-ambiente, ou seja, no mercado.

Lembre-se sempre que toda e qualquer empresa, independente do porte ou segmento de mercado, deve criar novos clientes, acelerando a fixação das suas marcas, bem como mantê-las fixadas na lembrança dos já clientes.

Caso você se interesse por matérias anteriores a essa, solicite pelos e-mails: treinamento@filiperson.com.br ou fabionemer@predialnet.com.br.


OS TIPOS DE MARCA

Existem teorias atuais que classificam as Marcas de uma forma que nos ajuda a entender os cuidados e critérios que devem ser usados ao se criar uma marca para um produto, serviço ou empresa .

Como veremos no próximo mês Marcas Vulgarizadas, a Marca pode até se transformar em sinônimo do produto ou da empresa, sem se descaracterizar e até prejudicar a empresa.

1 - ARBITRÁRIAS

Usam nomes e palavras que existem em qualquer língua, sem nenhuma ligação do produto ao significado do da marca usada. É a Marca cuja escolha para o produto é arbitrária.

Podem ser substantivos, nomes próprios, sobrenomes, e outras palavras já existentes.

EXEMPLOS:

- Condor – Marca de relógios e também de um fabricante de escovas de cabelo - não existe relação entre os produtos e o pássaro condor. A utilização do nome condor como Marca é arbitrária ;

- Arisco – Marca de purê de tomate, temperos, etc. – o significado da palavra não tem nada a ver com purê de tomate. Hoje em dia, como a Marca ficou bem fixada, quando falamos em ARISCO, de acordo com o assunto, lembramos do produto e toda a linha com a mesma Marca. O mesmo acontecia com a Marca ELEFANTE da CICA.

- Leroy & Merlin –empresa francesa de materiais de construção. A pronúncia das palavras da Marca em Francês é totalmente diferente de como falamos em Português. A propaganda divulga a marca da forma que lemos em Português.

Vimos Marcas Arbitrárias que não sugerem diretamente o produto.

Além disso, nem todas são sonoras, de fácil pronúncia e fácil escrita.

Com certeza, quanto mais fácil e rápida for a fixação e a lembrança do público-alvo, mais rápido será o consumo dos produtos e serviços.

Devemos tomar cuidado para não se basear apenas na emoção, criando marcas que usem nomes, sobrenomes e combinação das letras dos nomes de familiares. Caso seja esse o critério adotado, lembre-se que o principal é pelo menos criar marcas agradáveis de ser lidas e ouvidas, além de fáceis de serem fixadas e lembradas.

2- INVENTADAS

As Marcas Inventadas são aquelas que usam palavras que não existiam anteriormente, e na maioria não sugerem ou descrevem aspectos do produto, serviço ou empresa.

Exemplos:

- FILIPERSON - originada da combinação das primeiras sílabas das palavras “filigrana”, sinônimo de marca d’água e “personalizada”.

- Esso - foi inventada para substituir a sigla Exxon ( marca também inventada ), por ser mais sonora, de visual mais agradável e de pronúncia mais fácil;

- Kodak - palavra inventada que não sugere nem descreve o produto. O som da palavra pronuciada sugere o “click” da máquina fotográfica;

- Rolex, Omega - relógios;

- Omo .

MARCAS SUGESTIVAS

 As marcas sugestivas são geralmente fortes, pois ajudam o cliente a lembrar o que é o produto.

Exemplos:

 - Kibon – Marca de sorvete - sugere que o produto é bom, é gênero alimentício, porém não diz que é sorvete;

- Neve – Marca de papel higiênico que sugere brancura e maciez;

- Sadia – Marca de alimentos que sugere serem saudáveis e de qualidade;

- Tang – refrescos.

MARCAS DESCRITIVAS

As Marcas Descritivasexplicam ou descrevem a natureza do produto/serviço, ou seus benefícios e vantagens para o consumidor.

Exemplos:

- Bom Ar ;

- Q-suco ;

- Passe Bem ;

- Bombril - descreve o resultado do uso do produto: bom brilho (para muitos especialistas essa marca é Sugestiva);>

- Limpol - descreve que é um produto para limpeza.

Pela sua fácil compreensão, as Marcas descritivas tendem a ser as mais rapidamente fixadas, lembradas e repetidas pelo público-alvo.

Quanto mais rápido se fixa uma Marca, mais rápido se consome o produto / serviço a qual a mesma se relaciona.

Porém, tudo depende também de uma boa campanha de vendas, propagandas institucionais, pesquisa de mercado, etc, entre muitas outras ações de Marketing.

Consulte sempre as dicas do mês de maio, quando falamos de Comunicação e posicionamento das marcas nas propagandas.


Um abraço a todos e até o mês de agosto.

Sempre que precisarem, façam contato e solicitando sugestões e dicas!

Sucesso e ótimas vendas!

Fábio Nemer

Gerente de treinamento da Filiperson, desde 2003, Fábio Nemer prepara e ministra em todo Brasil, treinamentos para clientes atacadistas e varejistas, representantes e funcionários da própria empresa.
Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; passou por grandes empresas entre elas Johnson & Johnson, Divisão Farmacêutica – Varejo e Atacado; foi consultor de Marketing do Sebrae do Estado do Rio de Janeiro e de Tocantins, chegando a treinar 8.000 empresas, mais de 10.000 pessoas e prestar consultoria para cerca de 1.000 empresas dos mais diversos segmentos.
Fábio foi professor do Departamento de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho, na área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. E é responsável pela elaboração de apostilas dos cursos que ministra.
Consultor de Treinamento Empresarial da Pimaco Auto-adesivos , por três anos – treinou mais de 8.000 proprietários, balconistas, estoquistas, atendentes, operadores de telemarketing das maiores papelarias, lojas de informática e atacadistas do Brasil, com exceção dos Estados de Roraima e Amapá.