Venda Mais!

PROPAGANDA e MARKETING - OS 4 MERCADOS

Obrigado por acessar o site FILIPERSON e a Coluna “Venda Mais”.

Essa matéria faz parte do tema Marketing nas Empresas.

Em agosto falamos sobre o Meio-Ambiente onde sua empresa está inserida.

Os 4 Mercados dos quais começaremos a falar nesse mês, estão inseridos no Meio-Ambiente.

Lembre-se sempre que crescer no mercado depende principalmente de adequação e criatividade.

Crie serviços e adquira produtos que atendam as necessidades específicas dos seus clientes.

Pense nisso antes de fazer campanhas, propagandas, promoções, etc.

Caso você se interesse por matérias anteriores a essa, solicite pelos e-mails: treinamento@filiperson.com.br ou fabionemer@predialnet.com.br.


OS 4 MERCADOS


Inserido no meio-ambiente, encontra-se o lugar consagrado para as trocas entre as pessoas, o qual chamamos mercado. Existem 4 mercados que interagem dinamicamente:

1- MERCADO CONSUMIDOR;
2- MERCADO FORNECEDOR;
3- MERCADO DISTRIBUIDOR;
4- MERCADO CONCORRENTE.

1- O MERCADO CONSUMIDOR  

É o mercado que pode comprar e consumir os produtos e serviços da empresa. Nele estão incluídos os atuais clientes, ou seja, aqueles que efetivamente consomem os produtos e serviços e os prospects ou clientes potenciais – aqueles que não consomem os serviços e produtos da empresa, mas possuem características comuns aos atuais clientes, constituindo oportunidades de ampliação do mercado da empresa.

Todas as ações da empresa devem estar voltadas para a satisfação do mercado consumidor, que é efetivamente quem aprova e desaprova a atuação da empresa e a qualidade de seus serviços e produtos.

Porém, nenhum mercado é estático.

Como tudo na vida, as necessidades dos consumidores são dinâmicas, obrigando todas as empresas a estar constante e intimamente sintonizadas com esse mercado, reavaliando periodicamente suas estratégias de marketing e reformulando planos.

A FIliperson está constantemente pesquisando e mensurando a satisfação dos seus clientes através de pesquisa de campo nos pontos-de-venda, no televendas criado nesse ano, junto aos seus distribuidores, etc.

Dessa forma, novos produtos são lançados dentro de uma viabilidade comercial, além dos já existentes serem constantemente atualizados na sua tecnologia de produção, lay-outs de embalagens, etc.

É fundamental para o varejista que os produtos oferecidos estejam sempre compatíveis em termos de qualidade, preço, aliados ao principal:
Qualidade no atendimento ao cliente e treinamentos periódicos.
Todos os clientes esperam ser bem atendidos, o que envolve conhecimento de produtos, abordagens adequadas via Televendas (ativo e receptivo) e no ponto-de-venda, promoções variadas, exposição adequada dos produtos, qualidade e preço proporcional aos valores agregados nos produtos e serviços.

NO MERCADO CONSUMIDOR ESTÃO INSERIDOS OS SEGUINTES TIPOS DE CLIENTE:

* CLIENTE COMERCIAL

São os distribuidores atacadistas, varejistas e o mercado corporativo (empresas que consomem os produtos finais que sua empresa vende).

* CLIENTE INDUSTRIAL

Compra matérias-primas para a fabricação dos seus produtos.

A Filiperson é um cliente industrial de fabricantes de celulose.

A Filiperson compra a celulose para fabricar seu próprio papel.

A fábrica de celulose é um cliente industrial de fábricas e fornecedores de produtos químicos usados na extração da celulose da madeira do eucalipto.

* CLIENTE CONSUMIDOR – se subdivide em:

- Usuário
- Decisor
- Influenciador 

Ex.: Produto - Filipinho Color

- Usuário – a criança
- Decisor da compra – responsável pela criança
- Influenciador – a criança que visualiza o produto em prateleira de altura adequada e pede que o responsável compre.

Por isso, ao fazer promoções, propagandas e abordagens aos consumidores, lembre de destacar vantagens dos produtos e serviços que atinjam suas necessidades, levando sempre em conta essas subdivisões.


Um abraço e Boas Vendas!

Fábio Nemer

Gerente de treinamento da Filiperson, desde 2003, Fábio Nemer prepara e ministra em todo Brasil, treinamentos para clientes atacadistas e varejistas, representantes e funcionários da própria empresa.
Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; passou por grandes empresas entre elas Johnson & Johnson, Divisão Farmacêutica – Varejo e Atacado; foi consultor de Marketing do Sebrae do Estado do Rio de Janeiro e de Tocantins, chegando a treinar 8.000 empresas, mais de 10.000 pessoas e prestar consultoria para cerca de 1.000 empresas dos mais diversos segmentos.
Fábio foi professor do Departamento de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho, na área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. E é responsável pela elaboração de apostilas dos cursos que ministra.
Consultor de Treinamento Empresarial da Pimaco Auto-adesivos , por três anos – treinou mais de 8.000 proprietários, balconistas, estoquistas, atendentes, operadores de telemarketing das maiores papelarias, lojas de informática e atacadistas do Brasil, com exceção dos Estados de Roraima e Amapá.