Venda Mais!

PROPAGANDA e MARKETING - OS 4 MERCADOS - PARTE III

Obrigado por acessar o site FILIPERSON e a Coluna “Venda Mais”.

Essa matéria uma faz parte do tema Marketing nas Empresas.

Nesse mês de dezembro falaremos do Mercado Distribuidor.
Sua importância é muito grande para toda empresa, principalmente nessa época do ano, onde alguns produtos necessitam de uma atenção especial.

Seus estoques devem estar dimensionados para o grande aumento da demanda.

Tire proveito da sazonalidade para que ela não se volte contra você.

Lembre-se sempre que para crescer no mercado sua empresa depende principalmente de pesquisa constante com base nos anos anteriores, adequação de estoque, mix de produtos, criatividade e quebra de paradigmas.

Caso você se interesse por matérias anteriores a essa, solicite pelos e-mails: treinamento@filiperson.com.br ou fabionemer@predialnet.com.br.


OS 4 MERCADOS


Inserido no meio-ambiente, encontra-se o lugar consagrado para as trocas entre as pessoas, o qual chamamos mercado. Existem 4 mercados que interagem dinamicamente:

1- MERCADO CONSUMIDOR;
2- MERCADO FORNECEDOR;
3- MERCADO DISTRIBUIDOR;
4- MERCADO CONCORRENTE.

 

Sazonalidade com qualidade no atendimento ao cliente

O período de festas é sempre um momento de grande expectativa pelo grande aumento nas vendas, sempre muito acima que em qualquer outra época do ano.

Muitos produtos são bem mais vendidos em função disso, logo, suas compras devem ser negociadas com bastante antecedência, para que sua empresa não perca venda em um período tão importante.

Use os dados dos anos anteriores como base, ou faça desse ano uma base coerente para os anos seguintes.

Chamamos de produtos e / ou serviços Sazonais, aqueles que sofrem bruscas quedas e elevações de vendas em um período de 1 ano, em função de um dos 3 fatores abaixo:

- Datas comemorativas – Ex.: produtos de Natal e Festas;

- Épocas específicas – Ex.: Volta às aulas;

- Estações do ano – podemos exemplificar através de produtos que vendem muito bem no verão e pouco no inverno.

Para a Filiperson, os produtos mais Sazonais são os direcionados para o Volta às Aulas: FILIPINHO COLOR, FILPINHO COLOR CARDS e os BLOCOS DESENHO, MILIMETRADO, LAYOUT (com e sem margem).

Se o seu estoque não estiver adequado ao aumento das vendas, você perde clientes agora e para o próximo ano.

O desafio é vender com estoque adequado, para que não falte nada e também não sobre, e claro, mantendo a qualidade no Atendimento ao Cliente.

Não permita que o aumento das vendas comprometa o humor de quem atende, pois é nas situações adversas que realmente conquistamos novos clientes.

Clientes bem atendidos, principalmente nessa época, se tornam muito mais fiéis quando comparamos com períodos normais.

Inclusive, aqueles que nunca fizeram contato com empresa, nessa época farão. Tire proveito disso.

Logo, ao contratar mão-de-obra temporária, preocupe-se com qualidade sempre, pois muitos temporários acabarão “sacudindo” os atuais acomodados e até substituindo-os.

O Mercado Distribuidor

Deve ser encarado como parceiro da empresa no objetivo de colocar seus produtos no mercado.

Muitas vezes o distribuidor pode ser uma transportadora que, por estar terceirizando o serviço de entrega da empresa, participa do mercado distribuidor.

Não havendo uma boa parceria nesse caso, as entregas poderão atrasar, comprometendo a imagem do produto e da empresa, pois para o cliente não interessa se o serviço de entrega é próprio ou não; ele quer o produto no prazo prometido.

Consideramos inseridos no mercado distribuidor todos os envolvidos no processo de distribuição do produto e/ou serviço a partir do fabricante, até chegar ao consumidor final.

Logo, estão inseridos no Mercado Distribuidor os Atacadistas e os Varejistas, tendo como ponto de partida o Fabricante.

Para a Filiperson, fabricante de Papéis Especiais, o mercado distribuidor é constituído pelos seus clientes Distribuidores Atacadistas e pelas lojas de Varejo de Papelaria, Informática e Supermercados.

Os Representantes Comerciais da Filiperson, atuantes em todo o Brasil, por terem uma empresa constituída para representar-nos sem exclusividade, também fazem parte do Mercado Distribuidor.

Quando não há parceria, todos saem prejudicados: fabricante, produto, distribuidores atacadistas e varejistas, e claro, o consumidor final.

Exemplos de outras formas de distribuição:

 Franquias ou Franchising:
Sistema empresarial que integra a operação do negócio ao Marketing à distribuição de bens e serviços, pelo qual a empresa franqueadora cede à(s) franqueadas sua marca e metodologias operacionais, bem como diversas formas de apoio, mediante condições e pagamentos definidos contratualmente. 

Tipos de Franquia:

F f n- Franchising de formato de negócio (Business Format Franchising)
Exemplos: produtos de varejo de uma forma geral, como lojas de pizzas e sorvetes, lanchonetes de fast food como Bob’s e Mc Donald´s.

F p m- Franchising de produto e marca ou franchising tradicional.
Exemplos: postos de gasolina, empresas autorizadas para a distribuição de automóveis e fabricantes de bebidas como Coca-Cola.

Mais 1 tipo de distribuição...

Licensing
Sistema de empresarial onde é concedida a licença para uso de Marca Registrada produtos, serviços ou de uma empresa. Através de contrato a empresa detentora da marca cede temporariamente à outra o direito de usar sua marca, sem maiores envolvimentos e exigências para o uso da mesma. A tendência atual de mercado é fazer com que os contratos de Licensing tornem-se futuros sistemas de franquia.

Um abraço e ótimas vendas de Natal!!!!!!!!!

Até 2007 com muito sucesso!!!!!!!

Fábio Nemer

Gerente de treinamento da Filiperson, desde 2003, Fábio Nemer prepara e ministra em todo Brasil, treinamentos para clientes atacadistas e varejistas, representantes e funcionários da própria empresa.
Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; passou por grandes empresas entre elas Johnson & Johnson, Divisão Farmacêutica – Varejo e Atacado; foi consultor de Marketing do Sebrae do Estado do Rio de Janeiro e de Tocantins, chegando a treinar 8.000 empresas, mais de 10.000 pessoas e prestar consultoria para cerca de 1.000 empresas dos mais diversos segmentos.
Fábio foi professor do Departamento de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho, na área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. E é responsável pela elaboração de apostilas dos cursos que ministra.
Consultor de Treinamento Empresarial da Pimaco Auto-adesivos , por três anos – treinou mais de 8.000 proprietários, balconistas, estoquistas, atendentes, operadores de telemarketing das maiores papelarias, lojas de informática e atacadistas do Brasil, com exceção dos Estados de Roraima e Amapá.